Você sente insegurança, medo?
O medo é nosso instinto de sobrevivência falando, nos dizendo que precisamos nos cuidar e ter mais atenção conosco. Nesse aspecto o medo tem um papel fundamental, de nos proteger, de proteger nossa vida. O medo faz parte da existência humana.
Muitas vezes a insegurança e o medo aparecem por estarmos prestes a fazer algo novo, algo que nos tirará da zona de conforto, um novo trabalho, um novo relacionamento, um exame importante.
Tudo o que é novo gera insegurança, isso é o medo do desconhecido e gera desconforto.
O que precisamos observar é se este medo é algo real, de um perigo real, ou é um medo imaginário, que nós criamos internamente por receio de algo.
É um fato que medos nao tratados podem se transformar em algo mais grave, como a síndrome do pânico, que é um medo exagerado que pode limitar a vida consideravelmente.
Temos em nosso cérebro um sistema que quando sentimos muito medo, nosso corpo dispara uma reação, de ataque ou fuga, e começa a liberar adrenalina na corrente sanguínea. A partir daí temos algumas sensações, como sudorese, respiração acelerada, coração disparado, tremores. Isso gera um grande mal estar. Então é necessário cuidar, e ver o que é real, e o que é algo apenas mental. Pois tudo começa na mente.
Quando perceber que está passando dos limites, que o medo é exagerado, procure relaxar o corpo e a mente, se desligando da ideia que lhe provoca insegurança e medo. Uma das técnicas que indico aos meus clientes é ficar numa posição confortável, de preferência deitado, relaxar o corpo e fazer uma respiração lenta e profunda, várias vezes até sentir-se mais calmo e tranquilo.
Um outro aspecto importante será a aceitação desses sentimentos, pois os medos fazem parte da vida.
Juntos desenvolveremos estratégias e exercícios para que você controle a insegurança e o medo, e que apesar deles você possa realizar as suas metas e objetivos. Antes disso faremos uma avaliação para identificar o que está causando essa insegurança e medo.